Street Food América Latina: conheça a série perfeita para quem ama comer e viajar

By Boehler Kurtz 5 Min Read

Para aqueles que amam viajar e ter experiências gastronômicas, o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães comenta que a série Street Food: América Latina é perfeita para assistir e se inspirar em roteiros gastronômicos para uma próxima viagem. A série da Netflix tem apenas seis episódios com menos de meia hora cada e várias temporadas. 

A temporada Street Food: América Latina é muito interessante, porque conta sobre a cultura gastronômica das comidas de rua de seis países da América Latina: Brasil, Argentina, México, Peru, Colômbia e Bolívia. Criada por David Gelb e Brian McGinn, a série tem um formato leve e igual em todos os episódios. Acompanhe a leitura para saber mais. 

Entenda como a comida ajuda a conhecer a cultura de um país 

De acordo com Eloizo Afonso Durães, uma das melhores formas de se conhecer uma cidade e a cultura de um país, é por meio da comida, especificamente a comida de rua. A série documental conta a história com depoimentos de especialistas em gastronomia nos respectivos países com o fim de exaltar a culinária local. Um ponto interessante é que cada episódio conta com um personagem principal, que em sua maioria são pessoas simples que conseguiram vencer por meio da comida. 

Assim, ao longo da série o telespectador é levado a perceber a ligação da gastronomia com a cultura de um país. Eloizo Gomes Afonso Durães comenta que essa ligação é marcada pela relação dos personagens com seus ancestrais, pela presença de imigrantes, pela importância e relevância de dar chance às minorias étnicas e até por meio de paixões nacionais, como o futebol, por exemplo. A série também tem um papel importante de mostrar a cultura efervescente dos mercados centrais. Continue a leitura para saber um pouco mais sobre a comida de rua de alguns dos países mostrados na série. 

Salvador, Bahia 

Eloizo Gomes Afonso Durães, comenta que nesse episódio a culinária local destaca a importância da presença africana, representada pelos escravos e pelo candomblé, na realização e história dos pratos. O azeite de dendê, uma herança africana, é um elemento indispensável na mesa dos baianos. No episódio, uma das personagens principais é a Dona Suzana, que prepara sua famosa moqueca de peixe em seu restaurante chamado Ré Restaurante. Localizado de forma simples à beira-mar, seu estabelecimento reúne pessoas de diferentes classes sociais para desfrutar dessa iguaria aclamada por chefs e conhecida mundialmente. 

Buenos Aires, Argentina 

O episódio da Argentina, aborda a influência europeia na cultura e, evidentemente, na gastronomia argentina. Dois pratos bastantes conhecidos pelo público, a tortilla e fugazzeta, apresentam influências espanholas e italianas. A protagonista central deste episódio é Pato Rodrigues, uma comerciante do Mercado Central de Buenos Aires. Ela faz muito sucesso com sua especialidade, a “tortilla de papas”, uma torta de batata recheada com presunto e queijo. A preparação é um verdadeiro espetáculo para os clientes e turistas, despertando um apetite irresistível. Além disso, Pato e sua parceira também servem empanadas no Las Chicas de La Três, entre outras comidas típicas. 

Lima, Peru 

Por fim, uma cidade muito interessante de se observar e conhecer por meio da série é a cidade de Lima no Peru. Neste episódio, é mostrada a influência japonesa na gastronomia peruana e sua contribuição na criação de um prato único: o ceviche. Conhecemos Tomás Matsufuji, filho de um renomado chef do país, que decidiu partir em busca de sua própria essência ao abrir um estabelecimento descontraído chamado Al Toke Pez. O prato principal oferecido lá é um combinado que inclui ceviche, lulas fritas e arroz com frutos do mar.

Além disso, o episódio destaca uma espécie de “prato feito peruano” servido no Huerta-Chinen, localizado no Mercado Central da cidade. Esse prato combinado é uma mistura de diversas culturas gastronômicas do país, contendo arroz, feijão, molho ‘ocopa’, frango, carne e tudo mais o que couber no prato. 

Assim, podemos observar por meio da série a riqueza cultural desses países que passa pela ligação com a comida. Por isso, conhecer esses países e suas respectivas cidades pode ser uma excelente pedida para uma viagem com o objetivo mais gastronômico. Não deixe de assistir a série e quem sabe se inspirar para planejar uma viagem para algum dos destinos da América Latina, comenta Eloizo Gomes Afonso Durães. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *