Para o especialista em saúde da mulher, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o corrimento vaginal ainda é uma das principais causas da consulta ginecológica. Podendo ser o indicativo de algumas doenças, ou até uma forma normal do corpo da mulher, saber mais sobre os tipos de corrimento é uma forma de se conhecer melhor. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo o artigo.
Mas afinal, o que é corrimento vaginal?
Como mencionado acima, o corrimento vaginal é um assunto que causa muitas dúvidas em mulheres de todas as idades. Por esse motivo, saber mais sobre o assunto é sempre a melhor forma de se preparar para uma consulta ginecológica, reitera o Dr. Orcione Guimarães Júnior.
Para entender mais sobre as causas e o por quê seu corpo está liberando o tal corrimento, é necessário entender o que ele é. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o corrimento vaginal é uma espécie de secreção que pode ser causada por fungos, bactérias ou até protozoários.
O que pode causar o corrimento?
Como mencionado acima, o corrimento vaginal pode ter muitas causas. O que é importante que a mulher saiba, é que ele sempre está acompanhado de algum probleminha. Portanto, ficar de olho na aparência, cheiro e textura é importante.
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, o desequilíbrio do PH vaginal pode levar o corpo a contrair algumas infecções. Portanto, manter a higiene da área íntima da melhor forma possível é uma das formas de eliminar as possibilidades de contrair uma infecção. Entretanto, a limpeza demasiada também pode levar o corpo a reduzir a saúde vaginal. Portanto, preste atenção nisso, não erro pela falta ou pelo excesso.
Quais são os principais tipos de corrimento?
Existem diversos tipos de corrimentos e cada um vai apontar um tipo de infecção. Isso já deve ter ficado claro para a leitora, certo? Por esse motivo, fique atenta a esses principais tipos:
Corrimento branco: a secreção na cor branca geralmente ocorre pela candidíase, doença causada por um fungo, e que acomete grande parte das mulheres no mundo. Geralmente é acompanhada de uma vermelhidão e de coceira, reitera o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior.
Corrimento cinza: o corrimento na coloração cinza, se acompanhado por odor e coicera pode indicar a vaginose, bacteria também comum entre as doenças relacionadas à saúde da mulher.
Corrimento amarelado ou esverdeado: caso a cor do seu corrimento seja verde ou amarela, e apresente odor forte, saiba que o causador pode ser a tricomoníase, uma das tantas infecções vaginais.
Procure um ginecologista
Gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de corrimentos e suas causas? Se você se encaixa em um desses citados acima, ou qualquer outro, é importante a visita ao ginecologista. Só um médico especializado e de confiança vai poder dizer o que realmente está causando o corrimento, além de combater o mal com a medicação correta, diz o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior. Portanto, não deixe de consultar o seu médico.
Informações de contato
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: https://instabio.cc/3081102EZ2eUm